DISPOSIÇÕES GERAIS
O Regulamento Geral Proclubs E-Ligas Portugal normatiza e regulamenta o funcionamento e
normas dos campeonatos da Modalidade Proclubs em Portugal na plataforma PLAYSTATION.
Este regulamento estará vigente desde o momento da sua publicação podendo ser editado
a qualquer momento precisando apenas de aviso após a mudança, desde que não interfira nos
campeonatos em andamento
1 - REGISTO DE UTILIZADOR
1.1 - O registo de utilizador é ÚNICO, PESSOAL e INTRANSFERÍVEL sendo cada utilizador
responsável pela criação e manutenção dos dados corretos e atualizados. Tendo a
sua PSN utilizada para os campeonatos com carateres iguais no site e no jogo, podendo variar
apenas entre minúsculo ou maiúsculo.
1.2 - Qualquer dado não informado ou informado de forma incorreta, por menor que seja,
pode acarretar punições técnicas e administrativas, no site ou nos campeonatos,
tanto para o utilizador como para a equipa ao qual está vinculado.
1.3 - No registro do jogador não pode conter nenhuma mensagem, seja por PSN ou de
qualquer outra forma que transmita mensagem homofóbica, pornográfica, xenofóbica, racista
ou qualquer caso similar.
1.4 - A alteração de PSN serão processadas individualmente, solicitando o utilizador por
ferramenta disponibilizada no site tendo a organização do campeonato o poder de vetar a
mudança em caso de janela fechada ou se houver indícios de tentativa de burlar as regras
2 - OBRIGAÇÕES E DEVERES DE JOGADORES
2.1 - São deveres dos jogadores da modalidade:
a) Manter o seu perfil correto e atualizado.
b) Manter comportamento compatível com as diretrizes das organizações nunca omitindo
em qualquer meio público ou privado ofensas ou qualquer tipo de ato constrangedor
a outros utilizadores, equipas ou à administração.
c) Manter o seu personagem/avatar no videojogo o campo "Conhecido como"
exatamente igual à sua PSN ou de forma que o mesmo possa ser identificado nas imagens do
jogo.
3 - PROPRIETÁRIOS E DEMAIS CARGOS DE EQUIPAS E AS SUAS OBRIGAÇÕES
3.1 - Serão considerados proprietários das equipas aqueles que criarem a equipa em cada site
ou que tenha assumido a propriedade por convite.
3.2 - São deveres dos proprietários das equipas:
a) Criar a equipa de forma correta.
b) Manter as informações do clube de forma clara e correta processando atualizações
sempre que necessárias.
c) Zelar pelo bom comportamento dos seus diretores e jogadores seja dentro do site ou em
qualquer situação que envolva as organizações participantes e/ou outras equipas dos
campeonatos
d) Nomear e atualizar sempre que preciso os cargos de Manager e co-manager da sua equipa.
3.3 - São deveres dos managers das equipas:
a) Manter o plantel atualizado com o mínimo de jogadores previsto no regulamento dos
campeonatos.
b) Orientar os seus jogadores para que cumpram o regulamento principalmente no item 2.
c) Tratar de forma cortês e respeitosa todos os jogadores e equipas das organizações assim
como os administradores e os moderadores.
d) Conhecer todos os regulamentos dos campeonatos que a equipa vai participar assim como
os seus formatos e calendários.
e) Reportar os jogos de forma completa, clara e dentro do prazo estabelecido no
regulamento da competição
3.4 - São deveres dos gerentes das equipas:
a) auxiliar o manager da equipa em todas as suas atribuições listadas no item 3.3 deste
regulamento
3.5 - A equipa que não possuir todos os cargos preenchidos terá todas as atribuições
centralizadas na pessoa do Proprietário.
4 - DOS CLUBES
4.1 - É denominado clube o conjunto de jogadores participantes da competição da
modalidade, tendo como responsável os cargos
4.2 - O clube será considerado ativo quando estiver a participar nas competições
correntes e até 3 meses após o fim da última competição disputada
4.3 - Nenhum clube pode ter nome ou emblema que seja julgado como ofensivo ou danoso às
Ligas, organizações, jogadores, outros times ou qualquer pessoa, assim como também não
será permitido o uso de marcas registradas, logos ou escudos sem autorização formal da
marca em questão.
4.4 - O clube que ficar mais de 4 meses sem participar de competições oficiais em um dos
sites organizadores, será considerado como inativo, podendo perder vagas conquistas, pontos
de rankeamento e poderá ter seus proprietários removidos ou substituídos a critério da
administração
4.5 - A mudança de nome do clube só será efetuada de acordo com a aprovação da
administração não podendo ser alterado para um nome de equipa ativo no site
4.6 - O clube é obrigado a manter um plantel no mínimo com 11 jogadores e sem limite de
máximo.
4.7 - A administração reserva-se no direito de punir equipas e treinadores que não cumprirem
O regulamento e jogos em competições de outros sites.
4.8 - O Clube deverá usar no site a mesma grafia de nome e no jogo deverá ter o nome
semelhante ao de registro no site, sendo permitida apenas algumas mudanças sempre
preservando sua identidade.
4.9 - A alteração de nome da equipa será feita apenas por solicitação formal e com
aprovação de todas as organizações, podendo gerar sobre esta operação nenhuma, uma ou
diversas consequências listadas abaixo:
a) Perda de pontuação no ranking
b) Pagamento de multa
c) Congelamento de plantel
d) Congelamento de direção
e) Despromoção na Liga
4.10 - A mudança de nome só poderá ocorrer a cada 6 meses.
5 - DO CALENDÁRIO
5.1 - O calendário será informado no início de cada temporada.
6 - DOS CAMPEONATOS
6.1 - São regras básicas dos campeonatos
a) Obrigatório o uso de QQ (any)
b) Prazo de tolerância - 10 min
c) Proibido o quit em qualquer momento, exceto quando existirem bugs e foto comprovada do
mesmo ou live.
6.2 - O número de jogadores on-line no jogo será definido de acordo com o nível de cada
competição e será divulgado no regulamento específico do campeonato
6.3 - O Reporte dos jogos deverá ser feito até 24hs após a realização das partidas
podendo a moderação do campeonato modificar o prazo de acordo com a necessidade do
calendário
6.4 - É de responsabilidade do clube verificar qualquer irregularidade cometida pelo
adversário no jogo e fazer o pedido de revisão do placar de acordo com as ferramentas
disponíveis em cada organização no prazo de até 24hs após o fim do prazo do jogo.
6.5 - Após feita a solicitação de revisão do jogo, a administração terá mais 24hs para o
decreto do mesmo.
6.6 - Não será considerada válida qualquer permissão de infração de alguma das regras,
mesmo quando acordado entre os dois times, em caso de reclamação de uma das equipas.
6.7 - Em caso de irregularidade verificada por uma equipa antes ou no decorrer da partida, é
obrigatório que o jogo seja realizado por completo e as reclamações feitas após o término da
partida
6.8 - Não será permitido que clubes com mais de um time joguem a mesma divisão nas
Ligas Nacionais se a disputa for em grupo único. Caso uma das equipas consiga acesso ou por
conta de despromoção chegue à mesma divisão do time do mesmo clube, um dos dois times
terá que ceder a vaga, indo para a divisão inferior
6.9 - Em casos de campeonatos no formato de taça (grupos + eliminatórias e eliminatórias),
sem acesso ou despromoção, os clubes poderão participar simultaneamente, porém os
jogadores inscritos em uma equipa não poderão ser transferidos para o outro do início até ao
fim do campeonato em questão.
6.10 - Os horários e dia dos jogos serão acordados entre os clubes.
6.11 - Em caso de problemas técnicos que levem à não realização da partida, o
julgamento será feito pela administração de acordo com provas colhidas pelos clubes e
enviadas à administração até 24hs
6.13 - A Organização, por motivos de força maior, poderá alterar data e hora dos jogos
sem aviso prévio.
6.14 - Em caso de abandono do clube ou exclusão por excesso de WO, todos os placares
seguintes á comunicação ou decreto de exclusão serão decretados com WO (3x0), sem
definição de artilharia. Os placares dos jogos já realizados pelo time excluído do campeonato
serão decretados em WO, com a manutenção das estatísticas individuais, caso a FASE corrente
do campeonato em questão não tenha atingido 50% de seu calendário. Se o calendário da fase
em questão já tenha atingido 50%, os placares anteriores serão mantidos.
OBS - Em caso de WO em jogo de volta em fase de eliminatória, o clube perdedor será
eliminado do campeonato, independente do placar do jogo de ida.
7 - DAS PUNIÇÕES
7.1 - As punições aos jogadores, diretores e clubes poderão ser técnicas ou administrativas.
7.2 - Caso um time abandone o campeonato sem cumprir os jogos na sua totalidade
sofrerão as seguintes punições:
a) Jogadores - Ficarão bloqueados para transferências até o fim do campeonato em
questão.
b) Diretores - Ficarão suspensos de participação em todos os campeonatos por 6 meses,
não podendo atuar nem como jogador.
OBS: SERÁ CONSIDERADO ABANDONO O CLUBE QUE LEVAR 5 WOS NO MESMO CAMPEONATO
POR CAUSA DE FALTA DE JOGADOR OU ATRASO PARA A PARTIDA
7.3 - O jogador ou diretor que ofender, caluniar ou difamar a instituição, equipas,
administradores ou outros jogadores, seja pelo site ou por qualquer outro meio de
comunicação, será julgado pelos administradores das organizações participantes e poderá
sofrer as seguintes penalidades em uma delas ou em todas:
a) advertência quando se tratar de primeira punição e/ou quando a infração for considerada
leve
b) 5 jogos de suspensão quando o infrator já tiver levado suspensão e/ou quando se tratar de
infração média.
c) Suspensão das competições em andamento quando o infrator já tiver levado suspensão
de uma semana e/ou quando se tratar de infração grave
d) Suspensão por um FIFA quando o infrator já tiver levado suspensão das competições
e/ou quando se tratar de infração gravíssima.
OBS - Caso a ofensa tenha sido postada por um meio de comunicação do clube, responderá
pelas faltas, os dirigentes do clube.
8 - REPORTE DE RESULTADOS DOS JOGOS
8.1 - O reporte de jogo é obrigatório e deverá ser feito por cada clube, no prazo de 24hs após
a realização da partida.
8.2 - As informações obrigatórias a serem informadas deverão ser comprovadas por foto ou
vídeo sendo utilizado a ferramenta disponível no site, sem edição.
8.3 - Caso haja contestação do adversário ou da administração sobre qualquer informação
postada sem a comprovação por vídeo ou imagem, será decretado sumariamente contra o
clube que não apresentou as provas
8.4 - O time que omitir não reportando ou reportando de forma incorreta e/ou
incompletos e não comunicar qualquer problema que justifique o não reporte dentro das 24
horas serão punidos da seguinte maneira:
a) Advertência
b) Suspensão de um jogador escolhido de forma aleatória
c) Suspensão de 2 jogadores escolhidos de forma aleatória
9 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
9.1 - A utilização de qualquer BUG, Glicth ou fato que seja considerado prejudicial à
modalidade e não esteja contemplado no regulamento poderá ser incluído a qualquer tempo
pelas organizações
9.2 - Qualquer caso ou ocorrência não contemplada nesse regulamento a administração
reserva-se no direito de decidir através do Comitê administrativo formado por conjunto de
managers de times participantes no site
EQUIPAS SUPERVS WGE